data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo Pessoal
Valdirene (a partir da esq.), Paula Giovana e Paulo
A conclusão do Ensino Superior é um momento memorável para qualquer pessoa e marca o final de uma série de desafios enfrentados durante a faculdade. Na família de Valdirene Assunção Pereira, isso ocorreu em dose tripla. Valdirene, 48 anos, e o marido Paulo Gilberto dos Santos, 56, formaram-se em Geografia pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), enquanto a filha do casal, Paula Giovana Pereira dos Santos, 21, formou-se em Psicologia pela Sobresp. Tudo no mesmo ano.
Conforme Valdirene, não foi planejado que todos se formassem juntos, mas foi uma feliz coincidência isso se realizar.
- Foi ao acaso, tendo em vista que a nossa filha ingressou um ano antes na faculdade de Psicologia, que tem duração de cinco anos. E nós entramos depois no curso de licenciatura em Geografia, que dura quatro anos. Estamos felizes e emocionados por este feito em família - diz.
Paulo Gilberto conta como foi essa realização para ele:
- Foi um momento de muita emoção poder vivenciar, todos juntos, a formatura no Ensino Superior no mesmo ano.
AO VIVO: Eduardo Leite renuncia ao governo do Estado para concorrer à eleição majoritária deste ano
Sobre a formatura após os 40 anos, Valdirene comenta que sempre foi incentivadora do estudo, independentemente de qualquer idade:
- Posso dizer que para um novo aprendizado não podemos nos deter na idade. Tanto os jovens quanto nós, que já passamos dos 40, podemos procurar, a qualquer momento, adquirir mais conhecimento a respeito daquilo que nos encanta. Para começar e concluir, os estudos não tem idade.
Agora, já formados, cada um traça o caminho profissional que deseja seguir. Paula Giovana pretende fazer uma pós-graduação, atuar e se atualizar na área da Psicologia. Paulo Gilberto e Valdirene também querem fazer uma pós-graduação.
*Gabriel Marques